O que é Arteterapia

"Não sou artista, arteterapia é para mim?"

         A pergunta que sempre me fazem é: "Não sou artista, não sei desenhar ou pintar. A arteterapia é para mim?" Sim! Arteterapia é para você! A arteterapia é uma linguagem. Uma maneira de dizer a verdade brincando com o simbólico. Dependendo do paciente a expressão poderá ser feita por recorte e colagem, pintura, jogos de tabuleiro, costura, aquarela, massa de modelar, escrita criativa, fotografia, entre outros.

       Arteterapia é um processo terapêutico que utiliza as artes na terapia. Uma maneira leve e criativa para a resolução de conflitos internos, que possibilita catarse emocional de forma direta. Resgata o potencial criativo do homem, buscando a psique saudável e estimulando a estruturação do ser.

       A arteterapia se preocupa com a pessoa. Não é um projeto sobre ela e sim com ela. A partir de sua queixa e desejo de mudança, o processo é realizado. Nas sessões de arteterapia, utilizo as artes plásticas como meio de recuperar ou melhorar a saúde mental, o bem-estar emocional e social da pessoa.

       Os objetivos da arteterapia são os mesmos da psicoterapia. A diferença é que na arteterapia, há uma ênfase na arte como forma de comunicação entre o terapeuta e paciente. A arte, o fazer artístico conseguem expressar com maior naturalidade os sentimentos, facilitando a reflexão e permitindo mudanças.