Abordagem Terapêutica

           Através de técnicas verbais e não verbais, auxilio o paciente a refletir sobre suas questões e a encontrar formas diferentes e criativas de aliviar o seu incômodo e melhorar seu relacionamento consigo mesmo e com os outros. O foco da Psicoterapia é em mudar pensamentos, emoções e comportamentos ineficientes. Como abordagem terapêutica, utilizo a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) juntamente a técnicas da arteterapia.

           A abordagem TCC é um tipo de terapia interativa que propõe um grande protagonismo do paciente, mas também do to terapeuta, que se vale de técnicas e estratégias para ajudar quem busca o tratamento e quer resolver os problemas de forma prática.

Como a terapia cognitivo-comportamental considera que o que provoca o sofrimento não são os acontecimentos traumáticos, mas o modo como  as pessoas os interpretam e se posicionam a respeito deles, o objetivo é a reestruturação cognitiva. Por isso, o tratamento é focado na queixa atual do paciente.

Esta abordagem é muito difundida nos dias atuais e sua eficácia é cientificamente comprovada. O número elevado de procura  desta terapia também pode ser explicado pelo  fato de  que ela é caracterizada, muitas vezes, por um período relativamente curto de tratamento, quando comparado a outras terapias convencionais como a a psicanálise.

 

           A arteterapia , por sua vez, é uma metodologia que busca compreender o indivíduo por meio da simbologia. Ela entende o homem como ser criativo  e através do  fazer  artístico este transforma o meio e a partir disso, organiza o  seu caos interior. Por isso, a artetererapia utiliza  a linguagem artística. A partir de técnicas expressivas como desenho, pintura, modelagem,aquarela, recorte e colagem e escrita criativa estas são facilitadoras da comunicação entre paciente e terapeuta que colaboram para a saúde, bem estar  e qualidade de  vida.


             As informações trocadas com o profissional são sigilosas, obedecendo aos parâmetros estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.