Processo Psicoterapêutico

Como é a primeira sessão? 
No contato por telefone ou mensagem, marca-se um dia e horário para o paciente ir ao consultório ou realizar um atendimento virtual. A primeira sessão é o encontro inicial entre o psicólogo e o paciente para se conhecerem, sem compromisso. A primeira sessão também serve para tirar dúvidas sobre o que é e em que consistirá a psicoterapia. O horário, valor e outras informações também são discutidos nesta sessão. Havendo interesse, o tratamento se inicia.
A primeira sessão é cobrada, mas  o paciente não é obrigado a dar continuidade nas sessões, caso não queira.

E da segunda sessão em diante?
As sessões acontecem uma vez por semana e duram 50 minutos para terapia individual e 100 minutos para os Grupos (a partir de 3 pessoas). Os encontros são feitos no dia e horário combinados. A pontualidade é importante para que o paciente possa aproveitar todo o tempo da sessão, já que o encontro começa e termina no horário marcado. O comprometimento com o tratamento é imprescindível para um bom andamento.

O processo tem um começo, meio e fim e a sua duração depende de cada caso. O paciente tem o direito de interromper os atendimentos a qualquer momento, pois todo o processo psicoterápico não deve ser forçado, já que conta com a participação ativa do cliente.

Faltas
Se o paciente precisar faltar, é importante avisar com antecedência. Em geral, o psicólogo repõe a sessão, porém caso o paciente falte sem avisar ou com pouca antecedência, será cobrada a sessão. Após três faltas consecutivas sem avisar, considera-se como desistência.

Como é a forma de pagamento?

O paciente deverá pagar mensalmente, a combinar o dia do pagamento através de dinheiro, deposito ou transferência bancária.

Plano de Saúde

É possível emitir recibo para o paciente obter reembolso junto ao seu plano de saúde. Porém, é importante que o paciente verifique com a empresa do seu plano qual o valor reembolsado e quais informações ele precisa apresentar para conseguir o reembolso, inclusive se é preciso ser encaminhado ao psicólogo por algum médico. Nem sempre o valor ressarcido é o mesmo que o combinado com o psicólogo.